Igreja Missionária Unida - Ipiranga
Igreja Missionária Unida - Ipiranga

Caracteristicas de um pai verdadeiro


14/08/2012| Provérbios 23: 24 e Sl: 127.3



Texto: Provérbios 23: 24 e Sl: 127.3


 Mas todos devemos saber que nenhum pai nasce sabendo ser pai, e que não há uma escola para ensinar alguém ser um bom pai antes de realizar as funções de um, é por isso que há três coisas essenciais que devemos saber sobre um pai:

I. Um bom pai, não é perfeito
a. Eli. (1 Samuel 3:13). O profeta Eli não tomou nenhuma atitude para com o pecado que seus filhos cometiam, isso custou a ceifa da geração inteira de Eli.
b. Davi. (1 Reis 1:6) por causa do seu pecado sua casa e filhos sofrem.
c. O pai do filho pródigo. (Lucas 15:12, 13) reparte a herança- ele gastou tudo curtindo a vida.
Filhos a falta de honra aos pais te custará muito caro; em Ef: 6.1-3. “Filhos obedecei a vossos pais no Senhor, pois é justo. 2, Honra a teu pai e tua mãe ( que o primeiro mandamento com promessa), v.3 para que te vá bem, e seja de longa vida sobre a terra.

II. As responsabilidades de um pai ideal sobre seus filhos são:
a. Ensinar: Deuteronômio 6:7- levar os filhos a conhecer a Deus e sua palavra. “Tu as inculcarás a teus filhos em todo tempo.”
b. Guiar: Provérbios 22: 6 “Ensina a criança no caminho que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele”.
c. Prover: 2 Coríntios 12:14b “não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais, para os filhos”. Os pais devem semear na vida dos filhos.
d. Criar: Efésios 6:4 “ “criar e disciplinar no temor do senhor.”
e. Controlar: 1 Timóteo 3:4 “e que governe bem sua própria casa, criando os seus filhos sob disciplina, com todo o respeito”
f. Amar: Provérbios 3:12 “ porque o senhor repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem”.

III. Um bom pai faz o melhor por seus filhos.
A. Mesmo quando ninguém os compreende. (2 Samuel 18:33) Davi chora a morte de absalão. Ele lhe daria a própria vida em seu lugar. Decisões impensadas que podem custar a vida.
 B. Mesmo quando os demais pensam que os filhos não merecem tanto amor. (Lucas 15:23, 24) “celebração na volta do filho pródigo
 C. Jesus deu o melhor exemplo: Mateus 7:11 “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o vosso pai, que esta nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?
 
Conclusão:
• Temos visto quais são as características de um bom pai: não são perfeitos, com responsabilidades e que tentam fazer o melhor por seus filhos.
Feliz dia dos pais!
 


< voltar