Igreja Missionária Unida - Ipiranga
Igreja Missionária Unida - Ipiranga

Consolai-vos uns aos outros.


Pastor João Carlos De Oliveira

07/10/2012| Texto bíblico: 1Ts 4.18; 5.11


Hoje veremos um mandamento importante que promove a unidade e edificação mutua – a consolação que devemos dispensar em favor do próximo. A igreja tem papeis importantes nesta terra, mas creio que dois deles são fundamentais para um genuíno crescimento e propagação do reino de Deus: reconciliação e consolação. 1) A consolação traz esperança. A palavra grega traduzida por "consolai" em1Ts 4.18 significa literalmente "se colocar ao lado", "dar suporte". Portanto o consolo bíblico não é útil apenas para os momentos de sofrimento, mas é para a edificação continua do próximo e deve fazer parte de nossa vida cristã. Uma das necessidades maiores no convívio da igreja é o companheirismo, o relacionamento entre os irmãos. O propósito central da consolação é dar esperança.

Observe que o versículo de 1Ts 4.18 nos diz para consolarmos uns aos outros com estas palavras. Mas que palavras são estas? Para responder observeo contexto próximo do versículo. O que é ser alimentados com a esperança bíblica?

2) O consolo bíblico é o alimento necessário para a edificação. 1Ts 5.11 – novamente o mandamento de "consolai-vos uns aos outros" e vem acompanhado de "Edificai". O significado é que ao consolar uns aos outros eles estariam também edificando uns aos outros. Observe (Ts: 5.8-11).

Para concluir responda:

1 – Consolar biblicamente é uma prática diária e constante na vida de todos os cristãos? At: 2.46

2 – Consolação bíblica é ministrar esperança na vida de nossos irmãos. Como posso fazer isto?

3 – Consolação bíblica é um mandamento necessário para a edificação da comunidade. SOMOS CORPO

O consolo bíblico é estar presente, de forma permanente, ao lado do amigo, para que contigo e com Cristo ele siga em frente.


< voltar