Igreja Missionária Unida - Ipiranga
Igreja Missionária Unida - Ipiranga

O propósito da salvação.


Estudo Para A Igreja Em Celulas

16/03/2010| Texto: I.Pe. 1:1-11


  O propósito da salvação.
 Texto: I.Pe. 1:1-11 

O desejo do coração de Deus é abençoar o homem, sua mais preciosa criação. Todos aqueles que se aproximarem de Deus certamente serão abençoados por Ele. Podemos dizer que a nossa salvação é a maior e mais importante bênção que Deus pode nos proporcionar. O propósito de Deus é que “todos” se salvem (leia 1ª Tm 2:4). Neste estudo vamos entender melhor esse propósito de Deus e porque Ele deseja tanto a nossa salvação.
1) A SALVAÇÃO É UM PROPÓSITO ETERNO DE DEUS – Vs. 2 – O plano salvador de Deus foi elaborado mesmo antes da fundação do mundo. Esse propósito se manifesta:
a) Segundo a presciência de Deus: (presciência = saber antes de acontecer). Deus já nos escolheu e preparou a nossa salvação desde a eternidade. Ele estende o seu amor a todo aquele que aceita o seu amor e recebe Jesus em seu coração, além de perdoar seus pecados e lhe dar a vida eterna – (texto de apoio: Efésios 1:3-8).
b) Através da santificação do espírito: A palavra “santo” significa “separado”. Pela ação santificadora do Espírito Santo, podemos viver separados dos padrões comuns do mundo. Recebemos a salvação por uma decisão de entrega da nossa vida a Cristo, que deve ser seguida por um processo de santificação de Deus em nós – (texto de apoio: 2ª Tessalonicenses 2:13-14).
2) A SALVAÇÃO É UM PROPÓSITO DE DEUS QUE SE TORNA UMA REALIDADE HOJE – Vs. 3 – O plano salvador de Deus se cumpre hoje na vida daqueles que se entregam a Jesus. Esse propósito se revela:
a) Através da misericórdia de Deus: (misericórdia = compaixão, perdão). Deus é rico em misericórdia. Sua misericórdia dura para sempre e é por causa dela que nós não perecemos nos nossos pecados. A sua bondade e misericórdia estão sempre disponíveis a nós – (textos de apoio: Isaias 54:10 e Lamentações 3:22-23).
b) Através da nossa regeneração: (regenerar = recuperar, restaurar, vivificar). Hoje é o tempo de sermos lavados e purificados de todos os nossos pecados. A regeneração que Deus nos proporciona nos torna livres de qualquer acusação por parte do nosso inimigo – (texto de apoio: Tito 3:4-7).
3) A SALVAÇÃO É UM PROPÓSITO DE DEUS QUE NOS TRÁS UMA RECOMPENSA ETERNA – Vs. 4 – O plano salvador de Deus foi elaborado desde a eternidade, se cumpre hoje em nossas vidas e nos dá uma garantia futura de vida eterna. Esse propósito se cumprirá:
a) Pela confirmação da nossa fé - (vs. 7): A nossa firme decisão de seguir a Cristo, mesmo em meio às dificuldades e provações, confirmará a nossa fé naquele que pode e quer nos salvar - (texto de apoio: Marcos 16:16).
b) Pela nossa aceitação da graça de Deus – (vs. 10): Deus manifesta sua graça enviando seu único filho para ser crucificado e morto em nosso lugar, nos dando a salvação mesmo quando não merecíamos por causa dos nossos pecados. A aceitação dessa graça é que fará com que o propósito da salvação de Deus se cumpra em nós – (texto de apoio: Tito 2:11-14).
 


< voltar