Igreja Missionária Unida - Ipiranga
Igreja Missionária Unida - Ipiranga

Valorizando a obra de Deus


Estudo Para A Igreja Em Celulas

15/06/2010| Texto: Ageu 1:3-9



Depois que o povo de Deus foi liberto do cativeiro babilônico e retornou para Israel, sua missão era restaurar o templo que havia sido destruído. No entanto, essa obra ficou parada por 16 anos porque as pessoas se preocupavam apenas com seus próprios interesses. Ageu foi um profeta usado por Deus para animar o povo na reedificação do templo. Hoje, de um modo geral, a obra de Deus fica paralisada ou não avança rapidamente muitas vezes por inércia da igreja, que tenta justificar sua ociosidade dizendo que já possui muitos afazeres (família, filhos, trabalho, escola etc). Vamos ver como podemos ser ativos na obra de Deus e, ao mesmo tempo, sermos abençoados no cumprimento dos nossos demais compromissos.

1) PRECISAMOS APRENDER A VALORIZAR E PRIORIZAR AS COISAS CELESTIAIS - Ageu 1:4 - A obra de Deus não estava tendo a prioridade que deveria ter. As pessoas se preocupavam mais com "suas" próprias casas do que com a Casa de Deus. Ageu conclamou o povo que prontamente lhe obedeceu. Precisamos ter uma visão celestial. Deixar de pensar tanto nas coisas "aqui da terra" e buscarmos mais as coisas "lá do alto". Agindo assim, estaremos obedecendo a palavra de Deus - ( Cl. 3:1-2 e Mt. 6:33).

2) TEMOS A SEGURANÇA DE QUE É DEUS QUEM NOS AJUDA E NOS SUSTENTA NA REALIZAÇÃO DA OBRA - Ageu 1:13 e 2:4 - A promessa da presença de Deus foi a mola propulsora da reação positiva daquele povo. Sabemos que sem Deus nada podemos fazer (cf. João 15:5). A obra é de Deus, mas quem tem que realizá-la somos nós, sua igreja. É Deus quem nos fortalece e ajuda. ( Fl. 2:13 e Mt. 28:20) - (Obs.: outros textos para ilustrar: Exodo 3:12; Josué 1:5; Juizes 6:16; Jeremias 1:8)

3) DEVEMOS PRESERVAR O ESTÍMULO PARA O SERVIÇO - Ageu 2:4-5 e 8 - O estímulo e o encorajamento do povo foram fundamentais para o êxito daquela obra. A igreja não é um lugar de só receber benefícios espirituais, mas também de serviço a Deus. Nosso estímulo deve ser mantido até vermos o resultado daquilo que nos propomos a fazer. Precisamos estar sempre estimulados a trabalhar e contribuir com liberalidade na obra de Deus, uma vez que "tudo pertence ao Senhor". ( Neemias 4:6)

4) ENQUANTO FAZEMOS A OBRA DE DEUS SOMOS ABENÇOADOS POR ELE - Ageu 2:19 - Enquanto o povo permaneceu negligente em relação à obra de Deus, o Senhor reteve as suas bênçãos (cf. Ageu 1:6 e 10). Mas a realização daquela obra era a certeza das bênçãos celestiais. A obediência sempre trará resultados positivos e agradará ao Senhor (cf. 1ª Samuel 15:22). Existe uma recompensa para aqueles que realizam com fidelidade e desprendimento a obra de Deus. ( I Co 15:58).

CONCLUSÃO: Precisamos aprender a priorizar a obra de Deus. Ela deve receber a valorização que merece. A graça que nos faz filhos de Deus também nos impulsiona a nos tornarmos servos que busquem agradar ao seu Senhor ( Hb: 12:28).

 


< voltar