Igreja Missionária Unida - Ipiranga
Igreja Missionária Unida - Ipiranga

Livrando-nos do Porém.


Estudo Para A Igreja Em Celulas

20/07/2010|


Texto: 2 Reis 5:1

Naamã era um homem tremendo. Toda a sua nação o admirava e Deus o havia usado para livrar seu povo. Entretanto, havia um “porém” em sua vida, um detalhe que não combinava com o restante: ele era leproso! Muitas vezes nós também vivemos situações assim. Temos virtudes, somos admirados e amados, mas percebemos que há um detalhe (uma fraqueza, um pecado, uma situação familiar, uma enfermidade, etc...) que parece destoar do plano de Deus para nós. O que fazemos diante disso? Nos entregamos ao “porém” como se ele fosse uma fatalidade ou resolvemos acabar com ele? Naamã conseguiu acabar com seu “porém” e Deus o curou da lepra. Vamos ver os princípios que ele seguiu para livrar-se daquilo que roubava a excelência na sua vida:

1. PARA ACABAR COM O “PORÉM” É PRECISO DAR OUVIDOS À PALAVRA DE DEUS – 2 Rs 5:2-4 - Deus move céus e terra para nos enviar uma palavra. No caso de Naamã, o instrumento foi uma simples escrava israelita. Apesar de não ter o status de pregadora, sua palavra encontrou eco no coração do general. Assim também nós só encontraremos vida plena se tivermos a sensibilidade de ouvir e dar crédito à palavra, mesmo quando ela não vem através de pessoas proeminentes.

2. PARA ACABAR COM O “PORÉM” É PRECISO ESCOLHER ENTRE OS MEIOS NATURAIS E OS SOBRENATURAIS – 2 Rs 5:5-8 - Há momentos em que precisamos desistir dos meios naturais para mergulhar no poder de Deus. Enquanto insistirmos em nossa racionalidade, nada conseguiremos. Não era um político (o rei de Israel), mas um profeta (Eliseu) que tinha autoridade para acabar a lepra de Naamã.

3. PARA ACABAR COM O “PORÉM” É PRECISO ABRIR MÃO DOS PRECONCEITOS E GOSTOS HUMANOS PARA ACEITAR OS DE DEUS – 2 Rs 5:9-12 – Nossos preconceitos e gostos pessoais podem se tornar a maior amarra contra a manifestação do poder de Deus. Naamã quase perde a benção porque predeterminou como Deus deveria agir. Havia orgulho em seu coração e ele teve que se livrar disso para conseguir a benção.

4. PARA ACABAR COM O “PORÉM” É PRECISO DECIDIR OBEDECER RADICALMENTE – 2 Rs 5:13-14 – 99% de fidelidade é 100% de infidelidade. Se queremos ver o “porém” alijado de nossa história, temos que decidir obedecer em tudo. Naamã só foi curado quando decidiu fazer exatamente o que Deus mandou: mergulhar sete vezes no Jordão. Ou obedecemos radicalmente a Palavra de Deus, ou permaneceremos amargando o “porém” que afeta nossa vida.

Conclusão: Deus já lhe deu muitas virtudes, mas é possível que você também sinta que falta alguma coisa para ser completamente feliz. Pois você só alcançará essa plenitude se fizer uma aliança com Cristo e decidir obedecê-lo.   (Líder faça sempre apelo e ore pelas pessoas,por salvação e edificação).


< voltar