Igreja Missionária Unida - Ipiranga
Igreja Missionária Unida - Ipiranga

O Processo de Restauração


01/03/2011|



 Texto: II Samuel 9

Introdução:
Davi e Mefibosete. “ Na hora da sua prosperidade, Davi não se esqueceu do amor de Jonatas na sua adversidade, e por amor dele quis mostrar benevolência a qualquer remanescente da familia de Saul. Ziba recomendou-lhe então Mefibosete, o príncipe coxo, que vivia da outra parte do Jordão, numa cidade de Manasses chamada Lo-Debar – terra do silêncio, em hebraico Lo – não e Debar – palavra. Davi manda busca-lo para mostrar-lhe o “amor de Deus” restaurando-lhe as terras que pertenceram a Saul, permitindo-lhe comer a mesa do rei continuamente e  restaurou-lhe a dignidade vivendo em familia.

Qual era a condição de Mefibosete? Coxo e só! Pessoas estão vivendo de forma semelhante: se isolam em seu mundo ensimesmado, olhando para  o seu passado, sem direção, sem objetivos, não sabem porque nasceram, para que vivem... Estão sem  entendimento do plano de Deus para restaurar a vida daqueles que são filhos de Deus.

Vejamos três áreas que Deus restituiu em Mefibosete:

1-    Restituição das terras de seus pais.
Mefibosete experimenta o que é ter de volta o que lhe foi tirado.   
2-    Restauração da Dignidade. Zac 9:12  “Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também hoje anuncio que te recompensarei em dobro.”
       Mefibosete é colocado a mesa do rei restaurando a comunhão e suas expectativas.
3-    Restituição  familiar - verso 10
Mefibosete passa a ter a Ziba e sua familia para servi-lo.

Conclusão:
1. Muitos no corpo de Cristo vivem uma vida isolada , sem expectativas e sem comunhão. 
2. Como Ziba podemos ser instrumentos de Deus para achar estas pessoas e também o exemplo de Davi,nos deixa uma pergunta: o que podemos fazer para que a benção de Deus alcance aqueles que estão necessitados de restauração?

Aplicação:
Como Davi podemos demonstrar o amor de Deus de forma prática. 
Para sermos salvos e restaurados a comunhão com Deus  é necessário reconhecermos nosso estado como fez Mefibosete em II Samel 9:8, A salvação não é por merecimento ou obras e sim pela graça de Deus em Cristo Jesus.
1Pe 1:22  Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros,
Medite:
1) COMO MANTER A CURA/RESTAURAÇÃO DA IGREJA???
 
2) COMO VOCE IMAGINA QUE DEVE AGIR APARTIR DESTE DOMINGO, AONDE VOCE RECEBEU A RESTAURAÇÃO/RESTITUIÇAÕ DA PARTE DE DEUS?
 
3) O QUE MUDOU NA SUA FORMA DE PENSAR E AGIR???
 


< voltar