Igreja Missionária Unida - Ipiranga
Igreja Missionária Unida - Ipiranga

O Verdadeiro Amigo


28/02/2012| Tema: Amizade ; Prv 18:24


 Prv 18:24  O homem que tem muitos amigos, tem-nos para a sua ruína; mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão. “

Nosso Deus  é Deus de relacionamento. Fomos criados para experimentarmos relacionamentos de  amizade profunda e duradoura, e isto é uma das coisas mais gratificantes da vida.
Jesus compreendia o poder da amizade. Ele enviou seus discípulos para fazer a obra sempre "dois a dois" (Lucas 10:1). Jesus enviou-os em pares porque ele entendia que as amizades nos permitem fazer coisas extraordinárias, coisas que nunca poderíamos fazer sozinhos.
Eclesiastes 4:9-10 diz: "Melhor é serem dois do que um, porque têm um bom retorno para o seu trabalho: 10 Se um cair, o amigo pode ajudá-lo. "
Devemos cuidar,  manter boas amizades, ter bons relacionamentos.
No livro de Provérbios, encontramos pelo menos três fatores que são fundamentais para essas amizades redentores.
Estes fatores são: Orientação, a correção e conforto.

1º fator da Amizade é Orientação, ou Conselho

Provérbios 27:9 diz: " O óleo e o perfume alegram o coração; assim é o doce conselho do homem para o seu amigo.."
muitas decisões importantes precisam ser tomadas que envolvem decisões menores não menos importantes para fazer, e é aí que nossa amizade pode ser tão valioso.
Prv 15:22  Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas
com a multidão de conselheiros se estabelecem.

Orientação sincera , sem interesses, que um amigo verdadeiro pode proporcionar. Não significa que ouvir o que queremos ouvir. Isso não é um amigo.  Amigos são pessoas que conquistaram o direito de falar a verdade para nós quando parece que estamos indo pelo caminho errado.

O segundo fator mencionado é a Correção.
Corregir e aconselhar envolvem a verdade em amor. Esses amigos podem indicar-nos onde estamos errados, e vamos ouvir, porque eles ganharam esse direito. O conselho é evitar erros, a correção de erros vem depois, com o objetivo de obter-nos de volta no caminho certo.
Prv 27:6  Fiéis são as feridas dum amigo . Jesus o amigo fiel ele nos aponta o pecado, abre a ferida  mas passa o balsamo. É preciso ser confiável, se formos esse amigo, porque ninguém quer um fofoqueiro dizendo ao mundo sobre todos os seus erros e fracassos. Como amigos nós precisamos ser capazes de oferecer bons conselhos e correção sábia.

O terceiro fator para a Amizade é conforto, ou consolo. Prv 17:17  O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão. ." Cuide daqueles que permanecem com você em suas épocas de adversidade. Estes são os seus amigos no verdadeiro sentido. Exemplo bíblico : Jônatas e Davi .
Deus não nos fez para viver sozinhos, mas para nos relacionar.
João 15: 12-14

 


< voltar